Curiosidade que pode virar bug

zero nove nove noveHoje meu filho me veio da escola com esta: – pai a professora disse que 1 = 0.9999999…, pois não se consegue a fração geratriz do número, ela não existe, daí ele me mostra o que é; e eu, com a maior cara de babaca, não entendi imediatamente, mas tudo bem. Fomos para o computador e depois de uns bc’s e dc’s (sim, eu mostro estas coisas e ensino c pro meu filho de 13 anos) eu aprendi mais esta. Devo ter matado aula neste dia.

Na wikipedia encontra-se isto:

In mathematics, the repeating decimal0.999… which may also be written as 0.9, 0.9 with dot over the 9 or 0.(9), denotes a real number that can be shown to be the number one. In other words, the symbols 0.999… and 1 represent the same number. Proofs of this equality have been formulated with varying degrees of mathematical rigour, taking into account preferred development of the real numbers, background assumptions, historical context, and target audience.

Logo eu pensei, quantas comparações em código fonte se esquecem, assim como eu deste detalhe, portanto que fique anotado aqui: cuidado com o 0.9999…!

{}’s

MaRZ

Deixe um comentário

