ISO-8859-1? UTF-8? WINDOWS-1252?

Este post é só uma dica útil para aqueles que têm um dúvida bem básica sobre HTML. Sabe aquela tag META que você usa para dizer o charset da sua página?

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8">

O detalhe é justamente esse: O charset informado é o da página. Não haverá qualquer tradução do charset que você usou para codificar a página e o charset que vocẽ quer que o usuário veja! Ou seja, se você mudar o atributo content para “text/html; charset=iso-8859-1” e sua página foi feita usando o charset UTF-8, o usuário verá um monte lixos nos lugares que houverem caracteres especiais (acentos, por exemplo) – e vice-versa. Portanto, coloque o charset que você usou no atributo content, na tag META, nos seus htmls em conformidade com o charset que usou para editar o arquivo!

A dica é boba, óbvia, mas tem um monte de gente que conheço confundindo isso…

Outra coisa: Windows não usa o charset ISO-8859-1 (Latin-1), ele usa o charset WINDOWS-1252 (ou outra variação, dependendo da lingua), que é uma extensão do ISO-8859-1. Mesmo assim, não se compara com UTF-8! O Linux, por default, usa o charset UTF-8, por todo o sistema!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s