Fontes… De informação

Utilizo a um bom tempo algumas fontes de informação e em especial a que mais gosto é a do Linux Weekley News.
Hoje, infelizmente, eu não estou mais assinando como fazia no passado.
Mas como a característica daquele site é ser open, uma reportagem disponível para assinantes fica, depois de um certo tempo, liberada para leitura para os “pobres”.
Hoje saiu uma chamada para um assunto que tenho bastante interesse e já falei algumas vezes aqui: orientação a objetos utilizando linguagens sem suporte formal à técnica.
Esta abordagem foi feita no gtk e diversos projetos a utilizam.
Sempre me pergunto, já sabendo de antemão a resposta, o por quê de assim ser feito? As respostas podem variar, mas a minha predileta é a que atribui à melhoria de performance. Mas, existe outra que me estimula explorar melhor a questão: organização e reutilização de código (e projetos).
Sabia que o nosso venerado linux faz esta abordagem, visando performance, mas a organização, pelo menos para quem não tem familiaridade com projetos de envergaduras maiores, é um tanto caótica.
Enfim, lançaram parte 1 deste artigo: Object-oriented design patterns in kernel – bloqueado para não assinantes, até o dia 09/06/11.
Eu, que já anotei na minha agenda, começo a ler na quinta.
Juntar três assuntos – kernel, oo e design patterns – e aprender mais sobre o “core” de um projeto destes? Quem não quer?!
Enquanto isto os “peladeiros” salivam, na iminência do lançamento da “oitava porcavilha” do universo.

Deixe um comentário

