Git – “também” uma ferramenta de desenvolvimento

Meus estudos sobre o Git

Os arquivos aqui existentes e nos links indicados são ótimos para concentrar as informações e estudos sobre esta ferramenta que entendo como indispensável para se produzir, controlar, documentar, avaliar códigos-fontes e medir a evolução de um projeto. Seja ele “em equipe” ou “solo”.

As adições de novas fontes de informação e áreas de testes como repositórios de ensaios devem ser mantidas num local e este local deveria ser administrado da forma mais simples e eficiente possível. Acho que foi pensando numa ferramenta assim que o Sr. Torvalds dedicou-se a criar o git e deu uma atenção “visceral” à ela.

O que é o Git ?

Git é uma ferramenta de controle e gerenciamento e código-fonte de projetos que pode ser utilizada localmente, i.e sem necessidade de um repositório central como nos tradicionais CVS’s, e passível de existir em qualquer canto – como num pedrive ou dvd.
Vocẽ pode levar para qualquer lugar e gerar cópias em qualquer parte, sem perder o histórico de seus trabalhos, tendo-os sempre á mão em qualquer plataforma. Sim, é portátil e portável.

Em míudos, o git pode ser visto como um banco de dados muito versátil e de fácil acesso, onde os dados deste banco é qualquer coisa – em termos de documentos digitais – que se queira manter controle.

O preço?

O mesmo que se paga por qualquer software livre: o seu tempo investido em “dominar com maestria” a sua operação e o contexto onde se aplica.

O que pretendo com o Git?

Pretendo utilizar o git para controlar todos os meus projetos assim como o conteúdo de áreas de servidor,  /etc por exemplo, onde os arquivos são mantidos e se avolumam com o passar do tempo.

O controle de backups e logs de alterações se torna bem complexo, como já senti na minha própria pele, e está sujeito a variações difíceis de reverter com uma ferramenta de backup convencional.

Ao usar o git, pretendo manter alguns scripts que façam os “commits” em uma base temporal e replique (clone) o repositório em um servidor remoto.

Porque ainda não implementei?

Esta idéia de manter o conteúdo com um “scm” (source code management) é antiga e eu ainda não implementei devido a minha inabilidade até o momento de lidar com as ferramentas existentes. Também haviam dúvidas se um “scm” seria a melhor ferramenta.

As dúvidas ainda persistem, mas dentro da minha visão, é a melhor ferramenta que posso usar, pois o conhecimento adquirido pode ser expandido e praticado em várias áreas que tenho acesso ao controle dos arquivos.

Usar uma feramenta geral e multiplataforma sempre é a minha meta e foi nestes moldes que me empenhei em dominar o linux, o vim, o c, etc Pois o conhecimento adquirido pode ser reaproveitado e não será volatilizado com a evolução das plataformas, dos produtos e do sistema.

Também é uma ferramenta de desenvolvolvimento

Vejo o git não somente como uma ferramenta de desenvolvimento, mas também, como uma ferramenta de desenvolvimento.

A aplicação de um scm nos faz buscar mais conhecimentos que envolve, controle de código fonte, documentação, registro histórico, contagens e levantamentos estatísticos, fonte de informação para medições de performance, análise de  segurança: se um “init” for aplicado num site no início dos trabalhos, a qualquer momento podemos saber o que foi a(du)lterado ou eliminado, podendo reverter.

Fica simples fazer o backup para uma media local – como um dvd ou pendrive – o que permite ter um histórico completo antes, durante e depois dos trabalhos, facilitando os relatórios de fechamento, planejamento para próximas atividade, medições, migrações de tecnologia.

Concluindo, existe um mundo completo por trás de uma ferramenta de scm.

Gerenciar código fonte é apenas uma das suas utilidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s