Convertendo todas as minhas músicas para Ogg/Vorbis

Há algum tempo eu disse que o container de vídeo de minha preferência era o Matroska. O motivo é que esse container é melhor do que AVI e MP4. É tão bom que o novo padrão de trafêgo de vídeo na web, WebM, é derivado dele.

O meu container e codec de audio preferido é o Ogg/Vorbis. Isso porque ele é melhor que o MP3 em diversos aspectos e, ainda por cima, totalmente free!

Antes de converter os seus arquivos do jeito que vou mostrar ai em baixo, atualize o pacote ffmpeg do seu Linux (eu NÃO lido com Windows! Mas o ffmpeg também existe para essa… humm… estranha plataforma) – Abaixo temos os comandos para Ubuntu:

$ sudo add-apt-repository ppa:jon-severinsson/ffmpeg
$ sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Isso atualizará seu ffmpeg para a versão stable mais recente (0.9.1, quando escrevi esse texto).

Se vocẽ é que nem eu, organiza suas músicas em um conjunto de subdiretórios, espalhando-as de acordo com a classificação. Para converter todos os arquivos em todas as pastas basta usarmos o comando find. Só que eu não sei como usar a opção -exec repetindo o nome do arquivo encontrado (e estou com preguiça de descobrir agora… MaRZ, dá uma mão ai?!). Então crio o seguinte script para usar com o find:

#! /bin/bash
# *** convert.sh ***

ffmpeg -i "$1" -codec:a libvorbis -aq 5 "$(echo $1 | sed 's/\.[^.]\+$/.ogg/')" && \
rm "$1"

Note o parâmetro “-aq 5” no script… Altere-o se quiser uma qualidade melhor que cerrca de 128 kbps de bitrate. O fator 1 significa, em média, 64 kbps, cada incremnto aumenta a média em 16 kbps. Assim, o fator 2 é 80k, 3 é 96k, … O fator 5 fica, em média, nos 128 kbps. Valores como 0 (zero) e negativos podem ser usados e o princípio é o mesmo, isto é, decrementos de 16 kbps. Esse “fator de qualidade (e daí vem o ‘q’ da opção ‘-aq’) é uma estimativa média… O ogg/vorbis é um formato VBR (Variable BitRate).

Agora você pode chamar o find assim:

$ chmod u+x convert.sh
$ cd Musics/
$ find ./ -type f -name "*.mp3" -exec ~/convert.sh '{}' \;

E, voilà! Seus arquivos serão convertidos!

Deixe um comentário

