O bom e velho ‘hacker’s view’ remodelado, para Linux (e FREE!)

Há alguns anos eu usava um programinha shareware, para DOS (e Windows), chamado Hacker’s View. Era um editor hexadecimal com um disassembler embutido. Eu adorava aquilo… Eis que vejo uma dica muito boa no site mente binária sobre “engenharia reversa” (este artigo aqui) e topo com o velho conhecido, mas com novo nome: HT.

E, o mais legal: Ele está nos repositórios do Debian/Ubuntu… Para instalá-lo basta usar:

$ sudo apt-get install ht

Eis a carinha do bicho quando eu dou uma olhada no código final do T50 (com informações de DEBUG):

$ cd ~/Temp/sandbox/t50/
$ DEBUG=1 make
$ hte release/t50

HT Main ScreenTela Principal do HT.

Mudando o modo de visualização (com F6) para ELF Image, você pode ver a lista de símbolos e selecionar, por exemplo, a função ‘main()’:

HT SymbolsVendo os símbolos do binário T50

HT main() disassemblyVendo o código de main(), do T50.

Achei a dica muito boa… Especialmente para mim que detesto GUIs (especialmente o Windows) e adoro debulhar código em assembly! ;)

2 comentários sobre “O bom e velho ‘hacker’s view’ remodelado, para Linux (e FREE!)

    1. NeD, thanks pelo elogio… Sim, recebi… E, atualmente, dedico-me apenas aos meus projetos e a alguns projetos FOSS mais ou menos mainstream…
      Valeu…

Deixe um comentário

