A little bit of myths about myself…

Gostou do trocadilho? “A little bit of myths…”, hã? hã?

Well… dando uma pausa naquilo que alguns chamam de “aulas”, gostaria de responder a uma pergunta que me fizerm recentemente: “Por que gasta tanto tempo escrevendo artigos, de graça?”. Tem gente que não consegue compreender a necessidade de disponibilizar conhecimento para quem quer que seja sem que tenha grana envolvida na parada…

Faço isso por alguns motivos, alguns são bem egoístas… e tem haver com “prazer”! Tenho prazer em estudar, constantemente estudar, para o meu benefício, para satisfazer minha curiosidade… Tenho também prazer em expor minhas conclusões, por mais incompletas que sejam, preferencialmente de forma escrita (porque descobri, há tempos, que escrever também é prazeroso!) e, neste meio tempo, acabo conhecendo um monte de gente que, parece, tem prazer em ler o que escrevo!

Tive algumas (poucas) experiências prazerosas em minha vida profissional… Uma delas foi ser “professor” pelo período de 10 anos (de 1990 até 2000) numa instituição em que praticamente cresci (meu pai sempre trabalhou por lá!). Também conheci um bocado de pessoas interessantes nesse tempo (embora tenha o arrependimento de nunca ter “comido” nenhuma de minhas alunas altamente interessantes… ahhh, como eu era jovem e bobão! hehe).

Já escrevi em outros lugares que alguns dos artigos que escrevo dão a impressão de que tive ou tenho uma vida acadêmica riquíssima… Não a tive e não a tenho. Não tenho formação em matemática, física ou qualquer outra área mais erudita… Não trabalho em uma universidade… E fazem mais de 15 anos que não ponho os pés numa sala de aulas, nem como professor, nem como aluno. Minha formação é técnica (eletricidade, eletrônica, instrumentação industral [todas em nível técnico] e análise de sistemas [a única em nível superior] — tive um “flerte” com engenharia elétrica no início dos anos 90, mas não segui adiante e esse foi um dos motivos de eu ter retirado do Facebook a lista de instituições que frequentei, como aluno).

Tenho a completa conciência de que alguns de meus textos induzem à crença de que sou algum tipo de “mestre” (jedi?). Não sou tal coisa… Posso até ter algum poder limitado de convencimento… Afinal, alguém deveria saber do que está falando quando é tããão coerente, certo? Nah!! Às vezes escrevo umas merdas que passam por certezas e tem um monte de gente que acredita em mim! Puts!

Então, please, parem de achar que sou o suprassumo da intelectualidade acadêmica… sou só um sujeito curioso que gosta de estudar e escrever…

2 comentários sobre “A little bit of myths about myself…

  1. Sempre gostei dos seus textos, desde o tempo dos velhos BBSs de vitória… não tenho a mesma “compulsão” por escrever assim com você, mas apesar de ter acumulado um conhecimento razoável depois de tantos anos de autodidata o meu acúmulo de títulos acadêmicos é ainda menor que o seu… nunca fiz curso técnico apesar de sempre ter estudado eletrônica (especialmente a eletrônica digital) e já iniciei 4 cursos superiores sem sucesso… também tentei engenharia elétrica na UFES (em 1987), só passei nas matérias relacionadas à informática… hoje estou fazendo um curso à distância, descobri que só assim vou conseguir meu diploma, porque posso estudar (ou deixar de estudar) nos horários que me são mais convenientes… seja no final de semana ou no meio da madrugada… daqui a um ano e meio pretendo estar concluindo o bacharelado em sistemas de informação… foi reconfortante saber que não sou o único a passar por isso… kkkkkkkkkkkkk… parabéns pela sua iniciativa de escrever e disponibilizar, tem me inspirado a fazer o mesmo.

    1. Tenho pensado eu fazer um outro curso superior, mas em matemática… nada tão “técnico” quando Ciências de Informação ou Sistemas, ou Engenharia… De uns tempos pra cá matemática é o que tem me interessado…

      Só tem dois problemas: Horário (UFES não oferece horário para quam trabalha!) e paciência (tenho pouca, ultimamente!)…

Deixe um comentário

