O império contra-ataca…

Péssima piadinha no título. Sorry. Mas eu explico adiante.

O título é para referenciar um antigo artigo neste blog – “Witty” – Um webserver em C++ – onde se propunha:

…. Mas, já pensou se pudéssemos desenvolver nossas aplicações web em C++?

Pois é. Era Jan/2012 e acho que não sabíamos que o “Império”, a.k.a Google, já estava planejando “um contra-ataque” ao Javascript, iniciando em Out/2011, o desenvolvimento da linguagem: Dart. Não o “Vader”, é claro, mas aparentemente com muitos poderes.

Piada explicada – sem graça, é lógico – apresento uma solução à questão supracitada, proposta pelo Fred.

Descobri, esta linguagem hoje, quando buscava sistemas de padrões para caracteres ASCII, no site do ECMA . O ECMA, para quem não conhece é uma associação européia para elaborar e gerir padrões estilo ISO/ANSI.

O último documento de standart, é a especificação da linguagem. O que me deixou curioso foi o nome e em seguida o site da linguagem. Quando busquei no Google, encontrei um “pad” onde podemos rodar o código e ver o resultado ao lado em formato de consoles ou de saída HTML. Tem o PI-Montecarlo , o Solar, o Spirodraw, e outros.

Se Fred ficou impressionado com o Wintty, eu desta vez tive a mesma epifania com este site, por alguns motivos:

  • Gosto de usar scripts.
  • Ultimamente estou fazendo alguma coisa com o AWK (i.e. GAWK), por que se parece com “C”, é de um dos autores do C,  e é bom usar C (E no Gawk, dá até para usar o gdb, sério!)
  • Gosto de Python, mas sempre acho muito “verboso” e tenho sempre a sensação que “alguns chips estão desalinhados”, apesar do enorme poder do Python.
  • Gosto de resultados rápidos e facilidade de provas de conceito: nada mais imediato do que colocar o código e o resultado numa tela e apresentar.
  • Entre outras coisas, possui um SDK, possibilidade de compilar para Javascript, é mais performático (ver: c|net sobre Dart).
  • E por fim – como programo em C, raramente me sinto confortável, por muito tempo, em outro ambiente, sempre tô voltando.

Fica a dica:

150px-dart-logo

 

